quinta-feira, 10 de maio de 2012

Karaoke


Karaoke foi inventado por Daisuke Inoue (nascido em 10 de maio de 1940 em Osaka), que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em Kobe (e recebeu por isso em 2004 o prêmio IgNobel da Paz). Infelizmente ele não patenteou sua invenção e os aparelhos, fitas de reprodução e os CDs foram logo feitas pela indústria do entretenimento. Daisuke ganhou praticamente nada com a sua invenção, que é agora mundialmente famosa.

Recorde mundial para cantar karaoke foi criada em 2008 em um clube de karaoke finlandês em Kouvala, Helsínquia. Os cantores estavam cantando pelo dias 2. à 20. Julho 2008 exatamente 446 horas, 4 minutos e 6 segundos.

Tecnologia

A música tocada é gravada sem voz. Existem CDs de karaokê especiais, geralmente no formato CD+G. Estes CDs incluem a versão instrumental da música e as informações de texto. Ao tocar o CD, o cantor e o público podem ouvir a música e o cantor ler o texto na tela ao cantar a música. A maioria usam para orientar o trecho a ser cantado marcado em cores ou com uma animação.
As últimas gerações são chamados Sístemas de Karaokê All-In-One (Magic Sing, Magic Mic, Magic Singalong). Estes são totalmente sem CDs: Aqui, a escolha da música é armazenada em um chipe dentro do microfone, o que reduz a quantidade de equipamentos na utilização de forma significativa.

Uma opção de baixo custo é tocar a música de karaokê através da placa de som do computador. Há uma variedade de players de karaokê, tais como o programa de computador profissional Silverjuke ou o jogo para o PlayStation 2 SingStar.

Karaokê no Brasil

No Brasil, quando se fala em karaokê as pessoas lembram dos estabelecimentos comerciais de entretenimento em que qualquer um pode cantar para o público ou em salas privadas, acompanhado pormúsico ao vivo ou playbacks instrumentais, ou do aparelho de origem coreana, que utiliza-se de cartuchos com seleções de músicas.
Para a colônia nipo-brasileira, falar em karaokê é falar sobre os concursos que acontecem nos fins de semana, durante todo o ano, principalmente na cidade de São Paulo, onde acontecem em média três concursos por fim de semana, em diferentes regiões da cidade.
Nesses concursos, participam cantores amadores, divididos em diferentes categorias, por nível técnico e idade.

Em fevereiro acontece o Paulistão de Karaoke e em julho o Concurso Brasileiro da Canção Japonesa - Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

div style='float:right;'>